O curso de Administração da PUC-Rio apresenta matérias em diferentes formatos, para atender a diferentes objetivos de aprendizagem.
*Cada tipo de disciplina privilegiará diferentes tipos de metodologias pedagógicas, sempre propiciando a aprendizagem ativa do(a) aluno(a).
As três principais características do curso de Administração da PUC-Rio que o diferenciam de outros cursos são: a formação ambidestra, a múltipla possibilidade de trajetórias e a estrutura de um Mapa Curricular.
Além dessas características, o Programa de Mentoria, os Projetos Autônomos (Squads) e o Portfolio de Projetos são diferenciais da ADM PUC-Rio.
O Administrador pode trabalhar em qualquer tipo de empresa: grandes, pequenas, nacionais, multinacionais, públicas, privadas, da indústria ou de serviço, com ou sem fins lucrativos, de qualquer setor; além de poder empreender, também em qualquer setor, sendo dono ou dona do seu próprio negócio – seja uma startup ou um negócio tradicional.
Pode empreender – ser dono ou dona do seu próprio negócio – seja uma startup ou um negócio tradicional; pode ser executivo ou executiva de empresa – nas áreas de Marketing, Finanças, Estratégia, Gestão de Pessoas e Processos, entre outras; ser consultor; fazer concurso público; pode ser um “nômade digital” e, por exemplo, trabalhar com Marketing Digital para diversos clientes, de qualquer parte do mundo; pode empresário de artistas, de youtuber.
Sim! O administrador pode trabalhar em todos os tipos de instituição, como, por exemplo, instituições de ensino; ONGs; pode ser autônomo; pode ser um “nômade digital”, trabalhando de forma autônoma, de qualquer parte do mundo; pode ser empresários de artistas, youtubers etc.
Sim. Ao ingressar no curso, você pode escolher entre o curso diurno e o curso noturno. Dependendo do seu turno de trabalho ou estágio, você pode se matricular nas disciplinas nos horários mais adequados.
Não há um período mínimo para iniciar o estágio.
Sim. Com uma formação Ambidestra, o curso permite que o profissional egresso seja capaz de empreender e, também, de ser um gestor ou consultor organizacional.
O curso foi concebido para ser cursado em 8 períodos/4 anos (curso diurno) ou 9 períodos/4 anos e meio (curso noturno). Mas como se trata de sistema de créditos, cada aluno faz o curso no seu tempo – sendo o máximo de 30 créditos por semestre.
A formação ambidestra significa que você sairá do curso capacitado tanto para empreender como para ser gestor de uma organização (de qualquer tipo).
As transformações tecnológicas, econômicas e sociais geraram uma reconfiguração do mercado de trabalho, criando novas necessidades de desenvolvimento para profissionais que queiram atuar no mundo do trabalho de forma competente e responsável. A atualização do Projeto Pedagógico da Graduação em Administração da PUC-Rio teve como propósito potencializar a formação de Administradores capazes de lidar com a complexidade do ambiente de negócios, com pensamento crítico e criativo, e postura pautada pela ética, capazes de tomar decisões rápidas, embasadas em uma formação acadêmica consistente, em cenários de volatilidade e incerteza. Dessa forma, o curso se posiciona aderente aos debates internacionais sobre formação profissional do século 21, liderados pelo Fórum Econômico Mundial, que indica como principais competências a serem desenvolvidas, por exemplo, a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade.
Partindo de um diagnóstico consistente e participativo – com a contribuição de professores(as), alunos(as) e empresas – foram construídas algumas premissas básicas para o projeto pedagógico do curso. Partindo dessas premissas, iniciou-se o processo de geração de ideias, envolvendo a participação de mais de 70 pessoas, entre professores(as), alunos(as) e profissionais de empresas. Neste processo, foram geradas mais de 400 ideias acerca de conteúdo, competências, metodologia de aprendizagem, interdisciplinaridade, estrutura curricular e infraestrutura. Dessas ideias, foi criado o primeiro esboço de estrutura curricular, que foi sendo refinado ao longo de um ano de Grupos de Trabalho formados por professores(as). Por fim, foram criadas as disciplinas, o que envolveu a participação de grande parte dos(as) professores(as) do curso. Todo esse trabalho – que somou 1912 horas trabalhadas – culminou na elaboração de um Projeto Pedagógico legítimo e consistente, proponente de uma nova estrutura de curso, novos modelos de disciplinas, novos conteúdos, novas metodologias pedagógicas e novo mindset do(a) professor(a) e do(a) aluno(a).