PERGUNTAS FREQUENTES

Como são as Matérias do Curso de Administração?

O curso de Administração da PUC-Rio apresenta matérias em diferentes formatos, para atender a diferentes objetivos de aprendizagem.

  • Integradoras Práticas em Empreendedorismo – têm como objetivo desenvolver as competências empreendedoras e intraempreendedoras, de forma interdisciplinar, contribuindo para que o(a) aluno(a), quando profissional, tenha um olhar para enxergar oportunidades de negócios – de diferentes tipos – e a capacidade de empreender soluções inovadoras para problemas complexos da sociedade ou das organizações. A metodologia de aprendizagem é prática, privilegiando o aprender fazendo, com suporte teórico e ferramental, com processo de mentoria. 
  • Integradoras Práticas em Administração – têm como objetivo desenvolver as competências de gestão e de consultoria organizacionais, de forma interdisciplinar, contribuindo para que o(a) aluno(a), quando profissional, seja capaz de realizar um diagnóstico organizacional, bem como propor soluções para os problemas encontrados. A metodologia de aprendizagem é prática, privilegiando o aprender fazendo, com suporte teórico e ferramental, com processo de mentoria.
  • Disciplinas Satélites – disciplinas que “orbitam” as disciplinas Integradoras Práticas em Empreendedorismo e em Administração. Oferecidas a distância, devem ser realizadas como co-requisito das disciplinas Integradoras, com o objetivo de oferecer suporte teórico e ferramental a essas disciplinas.
  • Teorias e Práticas em Marketing, Estratégia, Finanças, Organizações e Conteúdos Instrumentais – disciplinas que têm como objetivo oferecer o esquema referencial teórico e prático necessário para que o(a) aluno(a), quando profissional, atue de forma competente, consistente e responsável.
  • Optativas de Ênfase – as ênfases permitem que o(a) aluno(a) tenha opções de seguir trajetórias profissionais – em Marketing, Finanças, Gestão de pessoas e processos, Estratégia e Gestão em Ambiente Digital –, esta última com o objetivo de preparar o(a) aluno(a) para atuar, de forma inovadora, no ambiente de transformação digital. As optativas de ênfase propiciam flexibilidade ao(à) aluno(a), mesmo dentro da ênfase já escolhida.
  • Disciplinas de outros Cursos da PUC – disciplinas de outros departamentos da PUC que são oferecidas ao(à) aluno(a) de Administração com o objetivo de ampliar a construção de seu esquema referencial teórico, de forma interdisciplinar, possibilitando uma formação plural e o entendimento expandido da complexidade.
  • Eletivas – disciplinas de livre escolha do(a) aluno(a), dentro ou fora do Departamento de Administração. A oferta dessas disciplinas tem como objetivo trazer significado à formação do(a) aluno(a), uma vez que permite ao(à) aluno(a) desenhar parte de sua trajetória de formação profissional, de acordo com seus interesses e seu projeto de vida.

*Cada tipo de disciplina privilegiará diferentes tipos de metodologias pedagógicas, sempre propiciando a aprendizagem ativa do(a) aluno(a).

Quais os diferenciais do curso de Administração da PUC-Rio?

As três principais características do curso de Administração da PUC-Rio que o diferenciam de outros cursos são: a formação ambidestra, a múltipla possibilidade de trajetórias e a estrutura de um Mapa Curricular.

  • A Formação Ambidestra permite que o profissional egresso do curso seja capaz de empreender e, também, de ser um gestor ou consultor organizacional.
  • As Múltiplas Trajetórias são possíveis pela escolha entre as cinco ênfases oferecidas – Marketing, Estratégia, Finanças, Gestão de Pessoas e Processos, e Gestão em Ambiente digital.
  • A ideia de Mapa Curricular substitui a ideia de Grade Curricular e a rigidez que uma grade representa. O currículo é apresentado como um mapa, no qual cada aluno pode traçar a sua trajetória, de acordo com seus interesses e projeto de vida.

Além dessas características, o Programa de Mentoria, os Projetos Autônomos (Squads) e o Portfolio de Projetos são diferenciais da ADM PUC-Rio.

  • Programa de Mentoria – é uma atividade com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento do(a) aluno(a), além de trabalhar a sua trajetória como estudante, incluindo a orientação para escolha de ênfase, disciplinas eletivas e possível domínio adicional. A Trajetória profissional do(a) aluno(a) também é trabalhada.
  • Projetos por Times Autônomos (Squads) – os(as) alunos(as) serão incentivados, e orientados, para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social, a serem implantados. Os times serão formados de forma autônoma, com alunos(as) de diferentes períodos e departamentos.
  • Portfolio de Projetos (curriculares e extracurriculares) – os projetos realizados nas Disciplinas Integradoras, e em outras disciplinas, comporão o portfolio de projetos dos(as) alunos(as), que será um diferencial na sua empregabilidade, uma vez que dará visibilidade para as competências desenvolvidas. Antes mesmo do primeiro estágio ou emprego, o(a) aluno(a) do curso de Administração “já terá experiência”, construída na realização de projetos em empresas reais e em projetos de empreendedorismo de diferentes tipos.
Que tipos de Empresas o Administrador pode trabalhar?

O Administrador pode trabalhar em qualquer tipo de empresa: grandes, pequenas, nacionais, multinacionais, públicas, privadas, da indústria ou de serviço, com ou sem fins lucrativos, de qualquer setor; além de poder empreender, também em qualquer setor, sendo dono ou dona do seu próprio negócio – seja uma startup ou um negócio tradicional.

Depois de formado, o que o Administrador pode fazer?

Pode empreender – ser dono ou dona do seu próprio negócio – seja uma startup ou um negócio tradicional; pode ser executivo ou executiva de empresa – nas áreas de Marketing, Finanças, Estratégia, Gestão de Pessoas e Processos, entre outras; ser consultor; fazer concurso público; pode ser um “nômade digital” e, por exemplo, trabalhar com Marketing Digital para diversos clientes, de qualquer parte do mundo; pode empresário de artistas, de youtuber.

Além de trabalhar em empresas, o Administrador pode trabalhar em outro lugar?

Sim! O administrador pode trabalhar em todos os tipos de instituição, como, por exemplo, instituições de ensino; ONGs; pode ser autônomo; pode ser um “nômade digital”, trabalhando de forma autônoma, de qualquer parte do mundo; pode ser empresários de artistas, youtubers etc.

O curso me permite trabalhar e estudar?

Sim. Ao ingressar no curso, você pode escolher entre o curso diurno e o curso noturno. Dependendo do seu turno de trabalho ou estágio, você pode se matricular nas disciplinas nos horários mais adequados.

A partir de qual período posso estagiar?

Não há um período mínimo para iniciar o estágio.

O curso de Administração vai me preparar para abrir meu próprio negócio?

Sim. Com uma formação Ambidestra, o curso permite que o profissional egresso seja capaz de empreender e, também, de ser um gestor ou consultor organizacional.

Qual o tempo de duração do curso de Graduação em Administração da PUC-Rio?

O curso foi concebido para ser cursado em 8 períodos/4 anos (curso diurno) ou 9 períodos/4 anos e meio (curso noturno). Mas como se trata de sistema de créditos, cada aluno faz o curso no seu tempo – sendo o máximo de 30 créditos por semestre.

O que significa a formação ambidestra?

A formação ambidestra significa que você sairá do curso capacitado tanto para empreender como para ser gestor de uma organização (de qualquer tipo).

Por que o curso de Graduação em Administração da PUC-Rio foi atualizado?

As transformações tecnológicas, econômicas e sociais geraram uma reconfiguração do mercado de trabalho, criando novas necessidades de desenvolvimento para profissionais que queiram atuar no mundo do trabalho de forma competente e responsável. A atualização do Projeto Pedagógico da Graduação em Administração da PUC-Rio teve como propósito potencializar a formação de Administradores capazes de lidar com a complexidade do ambiente de negócios, com pensamento crítico e criativo, e postura pautada pela ética, capazes de tomar decisões rápidas, embasadas em uma formação acadêmica consistente, em cenários de volatilidade e incerteza. Dessa forma, o curso se posiciona aderente aos debates internacionais sobre formação profissional do século 21, liderados pelo Fórum Econômico Mundial, que indica como principais competências a serem desenvolvidas, por exemplo, a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade.

Como foi realizada a atualização do curso?

Partindo de um diagnóstico consistente e participativo – com a contribuição de professores(as), alunos(as) e empresas – foram construídas algumas premissas básicas para o projeto pedagógico do curso. Partindo dessas premissas, iniciou-se o processo de geração de ideias, envolvendo a participação de mais de 70 pessoas, entre professores(as), alunos(as) e profissionais de empresas. Neste processo, foram geradas mais de 400 ideias acerca de conteúdo, competências, metodologia de aprendizagem, interdisciplinaridade, estrutura curricular e infraestrutura. Dessas ideias, foi criado o primeiro esboço de estrutura curricular, que foi sendo refinado ao longo de um ano de Grupos de Trabalho formados por professores(as). Por fim, foram criadas as disciplinas, o que envolveu a participação de grande parte dos(as) professores(as) do curso. Todo esse trabalho – que somou 1912 horas trabalhadas – culminou na elaboração de um Projeto Pedagógico legítimo e consistente, proponente de uma nova estrutura de curso, novos modelos de disciplinas, novos conteúdos, novas metodologias pedagógicas e novo mindset do(a) professor(a) e do(a) aluno(a).